Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

 

 

Inscreva-se para participar até dia 26/09 como colaborador dos Projetos Selecionados de Inovação Cidadã 2018, sabendo que os alunos da ECO/UFRJ recebem creditação.

Conheça os projetos na íntegra: https://goo.gl/kG4eD6

 

INSCREVA-SE NO LINK

A Escola de Comunicação da UFRJ, o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, por meio de seu Laboratório em Rede de Humanidades Digitais - LARHUD e a Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) têm o prazer de anunciar os Projetos Selecionados para o LABIC 2018 e a Chamada para Colaboradores dos Projetos e Colaboradores Coringa. Devido à qualidade dos Projetos foram selecionadas 15 Propostas e 5 Projetos residentes da UFRJ.

CHAMADA PARA COLABORADORES DOS PROJETOS

Convidamos aos demais proponentes de projetos e outros interessados a integrarem a equipe de colaboradores para desenvolver os projetos selecionados se inscrevendo como “colaborador específico” de um dos projetos contemplados ou como colaborador do Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 em todas as fases.

 A inscrição é gratuita e estará aberta até quarta-feira, dia 26 de setembro de 2018.

O QUE FAZEM OS COLABORADORES?

Os laboratórios de inovação cidadã (LABICs) são espaços criados para sistematizar, desenvolver, apoiar, acelerar as propostas selecionadas. Os colaboradores irão participar das equipes dos projetos selecionados e da equipe de organização do Laboratório de Inovação Cidadã para desenvolvimento, prototipagem, pesquisa aplicada, sistematização, uso de tecnologias e ferramentas, documentação de processos ao longo do Laboratório.

QUEM PODE SE INSCREVER

Qualquer pessoa sediada no Estado do Rio de Janeiro pode se inscrever como colaborador dos projetos. Iremos selecionar até 10 (dez) colaboradores específicos por projetos e colaboradores para apoiar a Equipe do Labic.

Os participantes irão atuar em todas as atividades, nas datas e horários propostos, sextas, de 14h as 18h, contribuindo com o projeto escolhido ou com o projeto como um todo.

Não há perfil específico, mas destacamos alguns campos de demanda dos projetos: programadores, designers, desenvolvedores, criadores de sites e páginas on-line, gestores de rede, fotógrafos, realizadores de audiovisual, editores, produtores culturais, gestores, administradores, economistas e pessoas com experiências em inovação, plano de negócios, incubadoras e aceleradoras, advogados, jornalistas, midialivristas, comunicadores, fazedores. O mais importante é tempo disponível e entusiasmo!

COMO FUNCIONA O LABORATÓRIO?

Os projetos selecionados serão desenvolvidos por equipes de trabalho constituídas pelos proponentes e um grupo de colaboradores selecionados por projeto, com o apoio continuado de mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e fazedores convidados de diferentes campos.

Os colaboradores irão participar dos projetos selecionados que serão desenvolvidos pelas equipes no período de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2018 com encontros semanais às Sexta-feiras, de 14h às 18h, na Escola de Comunicação da UFRJ ou em espaços parceiros.

DINÂMICAS E METODOLOGIA

O Projeto Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 tem como referência a metodologia utilizada pela Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) http://www.ciudadania20.org/ É um projeto que convoca mediante chamadas públicas redes, grupos, coletivos, instituições para apresentação de propostas para desenvolvimento, documentação, prototipagem e realização de ações.

Os projetos selecionados participarão de encontros regulares, reuniões, imersões, oficinas, apresentações de propostas pelas equipes de trabalho formados pelos proponentes dos projetos e um grupo de colaboradores: professores, formadores, mentores, ativistas, mobilizadores, realizadores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas e convidados, com o apoio contínuo da equipe do Laboratório.

RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES

Os colaboradores se comprometem a participar das ações e atividades dos projetos escolhidos e a atuar para finalizar e documentar, no estágio que for possível, os projetos propostos. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados publicamente pelos proponente e colaboradores ao final do Laboratório. Os participantes e colaboradores autorizam que os projetos e sua documentação sejam publicados em catálogos impressos e virtuais, nas redes e sites dos organizadores. Os participantes e colaboradores são responsáveis pelos materiais e equipamentos a serem utilizados. Os colaboradores serão creditados como tal ao final do processo apresentado, na ficha técnica do projeto, a ser proposta/acordada pelos proponentes.

EQUIPE DO LABIC RIO 2018

A equipe do Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 é multidisciplinar formada por produtores de mídia, comunicadores, professores da educação formal, lideranças de movimentos sociais e culturais, analistas, lideranças do campo da diversidade cultural e dos direitos humanos, parlamentares, advogados, desenvolvedores de tecnologias etc.

O Labic não oferece recursos financeiros aos projetos selecionados ou colaboradores. Os recursos a serem disponibilizados são recursos humanos e infra-estrutura dos organizadores e parceiros.

Os organizadores não são responsáveis pelo uso dos dados ou dos conteúdos que o participante possa vir a utilizar, assim como também não são responsáveis pelos direitos de autor ou por aqueles direitos que correspondam a terceiros nos termos das respectivas legislações.

O Comitê de Seleção/Organização é composto por membros da Escola de Comunicação da UFRJ, Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Mídia Ninja e Pontão de Cultura Digital da ECO e convidados

CRITÉRIO DE SELEÇÃO DOS COLABORADORES

Para a seleção dos participantes, será avaliado o perfil dos candidatos, a sua experiência, disponibilidade e motivações para participarem no Laboratório.

O QUE EU GANHO SENDO UM COLABORADOR?

  • Um ambiente multicultural singular para a aprendizagem colaborativa e inovação cidadã;
  • A possibilidade de aprender novos processos, tecnologias, metodologias, conteúdos, linguagens;
  • Ampliação e construção de novas redes de relacionamentos baseada na colaboração, redes profissionais e afetivas;
  • Certificado de participação com carga horária pela UFRJ em um total de 100 horas de atividades

CERTIFICAÇÃO 

Todos os participantes, proponentes e colaboradores receberão um Certificado de Extensão do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Para os estudantes da ECO/UFRJ e UFRJ o Laboratório poderá ser computado como creditação de extensão

CRONOGRAMA

Publicação dos projetos selecionados: 17 de setembro de 2018

Chamada para colaboradores: 17 de setembro a 26 de setembro de 2018

Publicação dos colaboradores selecionados: 27 de setembro de 2018 (manhã)

Início do Laboratório: 28 de setembro de 2018 às 14h na ECO/UFRJ

Realização do Laboratório: de 28 de setembro a 07 de dezembro de 2018

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Escola de Comunicação - UFRJ. Av. Pasteur, 250 Fundos. Campus Praia Vermelha. Auditório da CPM da ECO e espaços do IBICT no campus da Praia Vermelha.

Urca/Botafogo - Rio de Janeiro

 

 

 Revista da disciplina Técnica de Reportagem II - 2017-2

 

 

Revista da disciplina Técnica de Reportagem II - 2017-1     

 

 

 

UFRJ
PPG em Comunicação e Cultura
PPG em Tecnologias e Linguagens da Comunicação
PPG Ciência da Informação
Cinerama Cineclube
celebrity dresses
Arte Digital
Anima ECO
carport kits
LECC
wedding gown
Audioativo
Indústria da Música
Programação de Educação Tutorial - PET

Topo